Materiais

Limpa contato eu chamo
um produto que serve para proteger e limpar partes elétricas, CAR-80
é o nome de um produto que serve para limpeza dos bico Injetores
além de ser um ótimo descarbonizante, retirando todos os resíduos
de óleo e combustível, pode ser usado qualquer outro produto, desde
que apresente a mesma finalidade e o "Limpa-Baú" que é um
composto químico que age diretamente no alumínio, retirando toda a
impureza e como neste motor algumas peças são de alumínio então o
seu uso cai muito bem, deixando um aspecto muito limpo.

Antes
da "operação"!!!

Comece
retirando as abraçadeiras que estão no mangote da admissão do ar.

Retire
o conector do sensor de oxigênio que fica fixado no mangote de
admissão.

Retire
todas estas abraçadeiras.

Retire
a trava do cabo do acelerador.

Depois
a borracha que segura o cabo e por último a mola.

Desconecte
os cabos do sensor de marcha - lenta e do sensor de posição da
borboleta.

Desconecte
esta mangueira ao lado do sensor de posição da borboleta, mais na
frente você verá outra.

Achei
melhor retirar as porcas (2 na parte de cima e 2 na parte de baixo)
de cima com chave de boca e as baixo são melhor retirados com chave
tipo canhão, tamanho 10.

Depois
de retirar os parafusos é só puxar com cuidado o corpo de
borboleta, pois em baixo tem mais uma mangueira conectada, essa que
me referi algumas operações acima.

Desconecte
a mangueira do hidrovácuo.

Desconecte
a mangueira que sai do regulador de pressão e vai para o coletor de
admissão

Desconecte
o cabo do sensor de rotação.

Desconecte
bico por bico pressionando esta peça de metal.

Desconecte
as mangueiras de retorno e de passagem de combustível para a flauta.

Retire
os dois parafusos que fixam a flauta.

Apóie
a chave e empurre-a para cima desconectando os bicos do coletor,
cuidado, os bicos são frágeis.

Retire
a trava que segura o bico.

DISSECADO!!!!

Coletor
sem os bicos

Bicos

Atuador
da Marcha Lenta (esquerda) e Sensor de posição da Borboleta
(direita)

Retirando
os Sensores. Usa-se uma chave TORX

Como
não tinha muito tempo de uso, não troquei o filtro, mas tinha muito
sujo na caixa, nada que uma água não resolva.

Para
limpeza do corpo de borboleta eu gosto de usar o CAR-80, retira todas
as impurezas; Filtro de combustível, só compro Bosch, mas não
encontrei no dia que fui comprar os produtos; Kit com as borrachas
para os bicos e da junta para o corpo de borboleta.

CAR-80
em ação!! Dê uma banho de CAR80 na TBI.

Depois
de tirar toda sujeira de óleo e combustível a vez do Limpa Baú
entrar em ação e deixar o alumínio bem limpo.

Sensor
de marcha lenta tem que ser limpo também.

Bicos
e corpo limpos, é hora de montar.

Colocando
as borrachas novas.

Montando
sensores no local.

Sensores
montados.

Na
hora da montagem é um óleo ajuda bastante, pois as borrachas estão
secas, dificultando o seu encaixe na flauta.

No
meu caso a troca dos cabos já estava no tempo. As velas não são
novas.

Posição
correta da junta antes de encaixar no coletor de admissão.

Aproveitando
que está sem filtro é bom dar uma conferida na correia dentada, ela
me deu dor de cabeça e muito prejuízo!!!!!!

Mangote
novo, tive que substituir, pois usei por muito tempo o filtro
esportivo, duplo fluxo e ele acabou rasgando o mangote antigo.

Segurança
na parte final, hora de trocar o filtro de combustível.

Retire
o parafuso, abra o suporte do filtro, pressione as travas para soltar
o filtro das mangueiras.

Filtro
novo no local

Acho
que a culpa do consumo elevado estava ai, o filtro saturado, até
pedra caiu!!
Imagina se eu não trocasse antes do tempo!!!!!
Imagina se eu não trocasse antes do tempo!!!!!

Esquerda
pra direita, canhão 10, tirar as porcas do corpo de borboleta; Chave
estilo Torx, serve para tirar os parafusos que fixam a flauta ao
coletor de admissão; Chave de boca para afrouxar e acochar a porca
que segura a mangueira de vácuo do hidrovácuo ao coleto de
admissão..

Tudo
no seu devido lugar, tudo montado, demorou a pegar, já que o sistema
n tinha uma gota, mas isso é o d+, agora o ponteiro praticamente não
meche, de volta aos 13 km/L !!!!!!!

A parte que faltou
aqui foi a da limpeza dos bicos, isso foi um esquema que eu fiz em
uma oficina, mas a limpeza é feita por uma máquina de ultra-som
para limpar injetores de combustível, e que realiza também testes
de estanqueidade, pulverização, vazão e retrolavagem.
ESTANQUEIDADE E
PULVERIZAÇÃO: Realiza o teste de Estanqueidade e Pulverização dos
Bicos Injetores, antes e após a limpeza ultra-sônica. Tem como
objetivo verificar o desgaste mecânico do bico e da respectiva
bobina elétrica interna.
VAZÃO DE BICOS
INJETORES: Realiza o teste de Vazão dos Bicos Injetores, antes e
após a limpeza ultra-sônica. Tem como objetivo verificar o desgaste
mecânico do bico e da respectiva bobina elétrica interna.
RETROLAVAGEM: Processo
imprescindível para a retirada de resíduos retidos nos filtros
internos dos bicos.
Lembrando que estas
são as operações mais comuns, tendo máquinas que testam todo o
sistema de sensores, este serviço normalmente é feito por outra
máquina.
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